Abordagem de formas planas no ensino médio da EJA : em uma perspectiva etnomatemática
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este trabalho tem por finalidade apresentar a pesquisa cujo tema central é abordar formas planas no Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos), sob a perspectiva da Etnomatemática. Especificamente, foca a parte geométrica de características matemáticas das figuras planas, estudadas pelo homem desde a antiguidade, e a sua relevância como elementos de compreensão na composição de figuras geométricas espaciais, bem como por constituírem objetos que os estudantes lidam em seus respectivos contextos sociais. A autora fazia estágio numa escola que tinha turmas de EJA no turno matutino, e durante as aulas de matemática, com reflexões a respeito das dificuldades dos alunos da EJA, pensou em trabalhar com uma proposta que envolvesse geometria nessas turmas. A proposta foi consolidada na elaboração da sua Monografia do curso de Licenciatura em Matemática no IfesVitória, buscando resgatar vivências dos alunos de modo que houvesse produção de sentido ao abordar a geometria, na perspectiva Etnomatemática, tanto em termos teóricos quanto nos procedimentos pelos princípios da etnometodologia. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, foi realizada no período entre outubro e dezembro de 2020, com alunos participantes da 3ª etapa do ensino médio da EJA de uma escola pública, ancorada no estudo da história, conceito e atividades relacionadas a geometria, videos, diálogo individual e coletivo com a turma, atividades para calcular área e perímetro, inclusive utilizando os recursos didáticos pedagógicos Tangram e Geoplano. Dessa maneira, a pesquisa objetivou analisar o ensino de figuras planas para turmas de EJA, de modo a apresentar possibilidades voltadas ao ensino desta parte da geometria, presente como componente curricular, por meio de atividades que utilizem formas planas do cotidiano não escolar do aluno. Para tal, utilizou atividades que envolvem formas planas e espaciais observadas no cotidiano não escolar, em especial, dos alunos participantes. Ao final da pesquisa, foi evidenciada a importância de se trabalhar com base na Etnomatemática em turma da EJA, abordando conteúdos curriculares de geometria. Outro realce foi a participação ativa e interessada dos alunos durante as aulas, verificando-se, em várias etapas da intervenção didática, uma produção de significados e aprendizagens em relação a geometria, evidenciada pelos alunos participantes ao transportarem ideias teóricas geométricas para o entendimento de formas observadas em suas leituras do cotidiano.
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