Proposta de aplicabilidade da manutenção centrada na confiabilidade no laboratório de fabricação do Ifes Campus São Mateus

Aguiar, Paulo Vitor Vidal (2017)

tcc

A alta taxa de indisponibilidade e falta de ajuste dos equipamentos de laboratórios do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) têm levado a uma diminuição de ferramentas didáticas disponíveis aos docentes. O funcionamento adequado destes equipamentos é significativo para o aprendizado dos mais de 900 alunos matriculados no ano de 2017 no Campus São Mateus, segmentados entre os cursos Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrotécnica e Engenharia Mecânica. Dentre as diversas políticas de manutenção relacionadas na literatura, a Manutenção Centrada na Confiabilidade mostrou-se adequada para aplicação nas instituições de ensino por considerar o contexto operacional no qual o equipamento está inserido. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é avaliar a adequação da adoção da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) nos equipamentos didáticos de instituições de ensino a partir de um modelo de implementação proposto para a Oficina de Fabricação do Ifes Campus São Mateus. De modo a atender o objetivo geral, foram identificadas as dificuldades em estabelecer programas de manutenção em organizações de ensino; foram identificados os princípios conceituais das diferentes formas de manutenção, com foco na MCC; foram apresentados modelo de implantação da MCC relacionados na literatura; foi proposto um modelo de implementação da MCC para instituições de ensino; e foi realizada uma aplicação deste método em um equipamento de laboratório como piloto. Os resultados permitem concluir que a Manutenção Centrada em Confiabilidade pode ser adaptada à gestão da manutenção de equipamentos nas instituições de ensino, mas será necessário o acompanhamento da aplicação para análise da viabilidade.


Collections: