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Influência da estrutura do leito na propagação da frente de combustão no método da combustão in-situ

dc.contributor.advisorDeoclecio, Lucas Henrique Pagoto
dc.contributor.authorNegris, Felipe
dc.date.accessioned2021-06-01T20:18:31Z
dc.date.available2021-06-01T20:18:31Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationNEGRIS, Felipe. Influência da estrutura do leito na propagação da frente de combustão no método da combustão in-situ. 2018.76 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1018
dc.description.abstractOs óleos pesados, além de estarem em abundância nas reservas petrolíferas em comparação aos óleos leves, possuem aplicação em diversos ramos da indústria. O método de combustão in-situ para a recuperação de óleos pesados consiste em utilizar a energia disponível no reservatório para alterar, principalmente, a viscosidade do petróleo, aumentando a sua mobilidade, diferentemente de métodos convencionais que injetam vapor d’água ou gases quentes para tal finalidade. O objetivo deste trabalho foi investigar experimentalmente a influência da composição (granulometria e porcentagem de combustível) do leito poroso reativo no processo de recuperação de petróleo pelo método da combustão in-situ. Os ensaios foram realizados em um reator unidimensional apenas isolado termicamente e a rocha reservatório foi modelada por um combustível simulado composto por areia (material inerte) e carvão (carbono fixo). Assim, além de verificar a capacidade dos leitos de propagarem uma frente de combustão, os efeitos dos fatores granulometria e concentração de carvão sobre a temperatura média e a temperatura máxima atingida, a velocidade média e o tamanho das zonas de reação (estrutura da frente) também foram analisadas por meio do planejamento fatorial 2K. A granulometria e concentração de carvão foram variados em dois níveis, 180 a 850µm e 850 a 1700 µm e 3,5 % e 7,0 %, respectivamente. Com base nos resultados obtidos, observou-se que as frentes de combustão foram autossustentáveis e que o aumento da concentração de combustível e a diminuição da granulometria da mistura tendem a aumentar a temperatura máxima e a temperatura média e a aumentar a estabilidade da frente e a provável recuperação de óleo.pt_BR
dc.format.extent76 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectOleodutos de petróleopt_BR
dc.subjectPetróleo – Recuperaçãopt_BR
dc.titleInfluência da estrutura do leito na propagação da frente de combustão no método da combustão in-situpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coMonhol, Felipe Arthur Firmino
dc.publisher.localSão Mateuspt_BR
ifes.campusCampus_Sao_Mateuspt_BR
ifes.course.undergraduateEngenharia Mecânica
dc.contributor.memberAbreu, Carlos Eduardo Silva


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