dc.contributor.advisor | Deoclecio, Lucas Henrique Pagoto | |
dc.contributor.author | Negris, Felipe | |
dc.date.accessioned | 2021-06-01T20:18:31Z | |
dc.date.available | 2021-06-01T20:18:31Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | NEGRIS, Felipe. Influência da estrutura do leito na propagação da frente de combustão no método da combustão in-situ. 2018.76 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1018 | |
dc.description.abstract | Os óleos pesados, além de estarem em abundância nas reservas petrolíferas em
comparação aos óleos leves, possuem aplicação em diversos ramos da indústria. O
método de combustão in-situ para a recuperação de óleos pesados consiste em
utilizar a energia disponível no reservatório para alterar, principalmente, a viscosidade
do petróleo, aumentando a sua mobilidade, diferentemente de métodos convencionais
que injetam vapor d’água ou gases quentes para tal finalidade. O objetivo deste
trabalho foi investigar experimentalmente a influência da composição (granulometria
e porcentagem de combustível) do leito poroso reativo no processo de recuperação
de petróleo pelo método da combustão in-situ. Os ensaios foram realizados em um
reator unidimensional apenas isolado termicamente e a rocha reservatório foi
modelada por um combustível simulado composto por areia (material inerte) e carvão
(carbono fixo). Assim, além de verificar a capacidade dos leitos de propagarem uma
frente de combustão, os efeitos dos fatores granulometria e concentração de carvão
sobre a temperatura média e a temperatura máxima atingida, a velocidade média e o
tamanho das zonas de reação (estrutura da frente) também foram analisadas por meio
do planejamento fatorial 2K. A granulometria e concentração de carvão foram variados
em dois níveis, 180 a 850µm e 850 a 1700 µm e 3,5 % e 7,0 %, respectivamente. Com
base nos resultados obtidos, observou-se que as frentes de combustão foram
autossustentáveis e que o aumento da concentração de combustível e a diminuição
da granulometria da mistura tendem a aumentar a temperatura máxima e a
temperatura média e a aumentar a estabilidade da frente e a provável recuperação de
óleo. | pt_BR |
dc.format.extent | 76 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Oleodutos de petróleo | pt_BR |
dc.subject | Petróleo – Recuperação | pt_BR |
dc.title | Influência da estrutura do leito na propagação da frente de combustão no método da combustão in-situ | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Monhol, Felipe Arthur Firmino | |
dc.publisher.local | São Mateus | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Sao_Mateus | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Engenharia Mecânica | |
dc.contributor.member | Abreu, Carlos Eduardo Silva | |
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