Influência da estrutura do leito na propagação da frente de combustão no método da combustão in-situ
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Os óleos pesados, além de estarem em abundância nas reservas petrolíferas em comparação aos óleos leves, possuem aplicação em diversos ramos da indústria. O método de combustão in-situ para a recuperação de óleos pesados consiste em utilizar a energia disponível no reservatório para alterar, principalmente, a viscosidade do petróleo, aumentando a sua mobilidade, diferentemente de métodos convencionais que injetam vapor d’água ou gases quentes para tal finalidade. O objetivo deste trabalho foi investigar experimentalmente a influência da composição (granulometria e porcentagem de combustível) do leito poroso reativo no processo de recuperação de petróleo pelo método da combustão in-situ. Os ensaios foram realizados em um reator unidimensional apenas isolado termicamente e a rocha reservatório foi modelada por um combustível simulado composto por areia (material inerte) e carvão (carbono fixo). Assim, além de verificar a capacidade dos leitos de propagarem uma frente de combustão, os efeitos dos fatores granulometria e concentração de carvão sobre a temperatura média e a temperatura máxima atingida, a velocidade média e o tamanho das zonas de reação (estrutura da frente) também foram analisadas por meio do planejamento fatorial 2K. A granulometria e concentração de carvão foram variados em dois níveis, 180 a 850µm e 850 a 1700 µm e 3,5 % e 7,0 %, respectivamente. Com base nos resultados obtidos, observou-se que as frentes de combustão foram autossustentáveis e que o aumento da concentração de combustível e a diminuição da granulometria da mistura tendem a aumentar a temperatura máxima e a temperatura média e a aumentar a estabilidade da frente e a provável recuperação de óleo.
- Engenharias643
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