O ensino do princípio multiplicativo nos anos finais do ensino fundamental : uma análise das propostas apresentadas pelos livros didáticos
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A opção de realizar análise de livros didáticos surge com o advento da Pandemia de Covid-19, nossa proposta inicial era uma intervenção em sala de aula com alunos do mesmo público, porém com a publicação do decreto do Governo do Estado do Espírito Santo - Decreto nº 4593-R, de 13 de março de 2020, na qual dispõe o funcionamento das atividades durante o período da Pandemia, determinou o fechamento das escolas, para atividades presenciais, com isso, ficamos impossibilitados de seguir com nossa ideia, então a presente pesquisa tem por objetivo analisar as abordagens utilizadas por livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental para a discussão do Princípio Fundamental da Contagem para atingir o objetivo separamos quatro coleções de Ensino Fundamental – Anos Finais que são utilizadas na Rede Pública do Estado do Espírito Santo, também foi analisado o manual do professor fornecido em cada coleção, destacamos que toda análise foi feita com versão digital do livro, pois os livros estavam emprestados para os alunos durante a vigência do decreto. Como suporte da nossa análise selecionamos alguns documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática dos anos inicias e finais do Ensino Fundamental, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Definição de Critérios para Avaliação dos Livros Didáticos” MEC/FAE/Unesco. Esse documento auxiliado pelo nosso referencial teórico permitiu que nossa coleta dados que fosse categorizada facilitando nossa análise. A análise nos livros didáticos revelou uma necessidade de maior atenção dos autores e órgãos públicos no tratamento do Princípio Multiplicativo nos anos iniciais, desde sua definição até o envolvimento dos conceitos com outros conteúdos e sua relação com os blocos temáticos de Números e Operações e Tratamento da Informação.
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