Humor e ensino : revisão sistemática de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras nos anos de 2019 e 2020

Pimentel, Viviana Leite (2021)

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RESUMO: Esta pesquisa aborda a relação entre humor e ensino na educação básica. Sabe-se que o humor está presente na vida de qualquer pessoa, portanto é comum encontrá-lo também no ambiente escolar, nas aulas de Língua Portuguesa. Contudo, percebe-se uma tendência em utilizar gêneros humorísticos para tratar de outros assuntos ou como o riso pelo riso, tendência essa contrária ao nosso posicionamento. Posto isto, consideramos relevante o trabalho com gêneros humorísticos no ensino, uma vez que estes se tratam de textos presentes no cotidiano dos alunos e que podem favorecer a formação crítica deles. Diante disso, visamos compreender como os gêneros humorísticos têm sido abordados em sala de aula. Para tanto, realizamos um mapeamento das pesquisas realizadas no Brasil, nos anos de 2019 e 2020, que versam sobre a questão do humor e ensino, tomando como objeto de análise as dissertações do Programa de Mestrado Profissional (doravante Profletras). Posto isto, buscamos identificar as principais contribuições dessas pesquisas e, também, as lacunas existentes. A metodologia utilizada neste trabalho voltou-se para a realização de uma revisão sistemática sobre a relação entre humor e ensino na educação básica. Para tanto, utilizamos os trabalhos de Pereira e Galvão (2014) sobre a elaboração de “Revisões sistemáticas da Literatura”. Salientamos que os gêneros humorísticos têm sido abordados nas aulas, contudo nem sempre os efeitos de humor são explorados. Por fim, acreditamos que esta pesquisa permite contribuir para a reflexão sobre a contribuição dos gêneros humorísticos na educação básica.