Browsing by Title
Now showing items 2920-2939 of 4875
-
O jardim encantado
(Edifes Parceria, Vila Velha, 2021)Este livro infantil foi produzido, concomitantemente ao desenvolvimento do Projeto Jardim Sensorial, realizado no Ifes Campus Vila Velha, em 2018/2019. O Jardim Sensorial constitui-se num espaço não formal de educação que, ...
-
Jataí : a abelhinha sem ferrão
(Editora Maré,Vitória, 2023)RESUMO: O livro traz uma história em quadrinhos (HQ) com diálogos amigáveis entre duas abelhas: uma abelha nativa sem ferrão, a jataí, e uma abelha exótica, a abelha europeia africanizada. Ao se encontrarem pela primeira ...
-
"Joga 'bunito' qu'eu quero aprendê" : contribuições da capoeira Angola para o ensino de história e cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental I
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa tem por tema central a Capoeira Angola como práxis educativa afro- brasileira de grande relevância para uma formação humana integral e como possibilidade de alargar as perspectivas da prática ...
-
O jogo Combinando na Cidade e o trabalho com combinatória no 8° ano do ensino fundamental
(Cachoeiro de Itapemirim, 2023)RESUMO: Ao investigar como o jogo Combinando na Cidade pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de combinatória para estudantes do 8° ano do ensino fundamental, esta pesquisa traz um estudo de caso qualitativo, ...
-
Jogo da memória como difusor de conhecimento a respeito de plantas cultivadas em horta urbana e sua importância como espécies melitófilas
(Vila Velha, 2022)O trabalho traz um jogo da memória como difusor de conhecimento a respeito de plantas cultivadas em horta urbana e sua importância como espécies melitófilas. A proposta pretende evidenciar as interações ecológicas presentes ...
-
Um jogo de tabuleiro dos Guarani Mbyá (Tambeopé) : saberes e fazeres indígenas na matemática escolar pelo viés da etnomatemática
(Vitória, 2022)RESUMO: Historicamente, a matemática eurocêntrica se espalhou impondo seu modo de saber e fazer a grande parte do mundo, apagando e minimizando outras formas do pensar matemático advindo de sociedades, povos e grupos ...
-
Jogo de tabuleiro: trilha polinizando conhecimentos
(Edifes Acadêmico, Vila Velha, 2024)O objetivo do jogo é fazer com que os jogadores passem por situações comuns encontradas no dia a dia de um meliponicultor (a) e façam reflexões sobre elas, bem como responderem questões relacionadas às abelhas sem ferrão ...
-
O jogo digital Kahoot no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II
(Venda Nova do Imigrante, 2023)RESUMO: O presente trabalho tem como tema “O jogo digital Kahoot nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II”. A escolha deste tema surgiu perante minha vivência no período de estágio supervisionado obrigatório ...
-
Jogo educacional digital aplicado ao processo de ensino-aprendizagem da temática redes de distribuição de energia elétrica
(Cariacica, 2022)Entre 2020 e 2021 a pandemia de COVID-19 mudou drasticamente a dinâmica das componentes curriculares ministradas no Ifes, uma vez que componentes curriculares inicialmente planejadas para oferta presencial tiveram que ser ...
-
Jogo online como ferramenta de ação pedagógica
(Santa Teresa, 2022)O lúdico é um assunto muito falado no ensino, porém quase nunca explorado, seja por falta de recursos nas escolas ou por falta de estímulo dos professores. Esse trabalho procurou estimular a aprendizagem dos alunos do 6°ano ...
-
Jogo perfil científico: integrando a gamificação no ensino de ciências pela perspectiva da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
(Aracruz, 2023)Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica, descritiva, realizada na perspectiva de um estudo de caso que tem como objetivo analisar o desenvolvimento de um jogo realizado em uma escola pública estadual do Espírito ...
-
Os jogos como metodologia de ensino na aprendizagem da matemática de alunos do ensino médio
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022)RESUMO:Visando um ensino de matemática mais dinâmico, menos engessado, e que tenha participação dos alunos, este trabalho tem por objetivo, apresentar os benefícios dos jogos como um recurso didático, identificar quais ...
-
Jogos de empresas e percepção de aprendizagem de discentes de cursos técnicos integrados ao ensino médio
(Vitória, 2024)A presente dissertação tem como objetivo investigar o uso de jogos de empresas como instrumento de ensino-aprendizagem em cursos técnicos integrado ao ensino médio. Para alcançar esse objetivo, o estudo se estrutura em ...
-
Jogos digitais : princípios, conceitos e práticas
(Edifes, Vitória, 2018)Este material foi criado como um recurso de nível profissional e acadêmico, expondo metodologias, conceitos e prática para desenvolver um jogo digital. O livro foi produto de experiências, leituras e referências importantes, ...
-
Jogos digitais no processo ensino-aprendizagem
(Vitória, 2019)RESUMO: A pesquisa compreende a relevância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente os jogos digitais, como recurso de aprendizagem no ensino da Matemática. A intervenção ocorreu no 4º ano ...
-
Jogos e inclusão: possibilidades para o ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual
(Edifes Acadêmico, Vitória, 2021)Reunimos neste material algumas sugestões de abordagem de como os jogos e a ludicidade podem configurar- -se como fortes potencializadores no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de ciências da natureza (e em ...
-
Jogos eletrônicos como ferramenta no ensino de biologia celular
(Santa Teresa, 2022)Sabe-se que na atualidade as tecnologias são fundamentais em nossa vivência, em diversos aspetos, mas principalmente em âmbitos de ensino. O mundo está em constante evolução e a escola deve acompanhar esse desenvolvimento ...
-
Jogos geográficos criados por alunos e para alunos do ensino fundamental II
(Vitória, 2019)RESUMO: As tecnologias estão cada vez mais presentes na sociedade moderna, sobretudo nas escolas e diante dos Nativos Digitais, jovens nascidos no século XXI e imersos neste mundo tecnológico. O geógrafo Milton Santos já ...
-
Jogos no processo de alfabetização de alunos da primeira série do ensino fundamental: proposta de intervenção pedagógica para ser aplicada durante o estagio supervisionado
(Viana, 2022)O estágio supervisionado é uma das disciplinas cursadas durante a licenciatura, ele visa dar ao acadêmico sua primeira experiência com a profissão escolhida, objetivando esse primeiro contato, o presente trabalho trata-se ...
-
Jogos Teatrais e Educação Integral: Roteiros didático-pedagógicos para professores de Artes do IFES
(Pé de Jambo, Colatina, 2021)Quando tive de rever minha trajetória profissional, automaticamente precisei tratar também da minha trajetória pessoal, para identificar como as experiências vividas, tanto fora quanto dentro do ambiente de formação, ...
Redes Sociais