Browsing by Title
Now showing items 2437-2456 of 4875
-
Galvanizar o Frankenstein: currículo(s) integrado(s) no Ensino Médio Integrado na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
(Universidade Federal da BahiaSalvador - BA, 2023-07-07)O presente trabalho teve como objetivo compreender as diversas interpretações atribuídas por gestores, professores e técnicos administrativos em educação sobre o(s) currículo(s) integrado(s) e seus elementos de indução ...
-
Gamificação como a "bola da vez": uma oportunidade para dinamizar o processo de aprendizagem
(Colatina, 2022)RESUMO: A gamificação, como metodologia ativa de ensino, se apresenta como alternativa de recurso que pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem, estando em concordância com o que se deseja para uma educação ...
-
GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EM ESTUDANTES DA EJA.
(Vitória, 2022)Na atualidade, é perceptível que as metodologias tradicionais de ensino têm tido pouca eficácia no processo de aprendizagem da disciplina de Química, considerando novo perfil dos alunos de Ensino Médio no segmento da ...
-
Gamificação dos conteúdos geográficos: uma proposta de intervenção pedagógica a partir da abordagem freireana
(Cariacica, 2021)RESUMO: Este estudo se trata de uma proposta da gamificação de conteúdos geográficos sobre o continente asiático a partir de uma abordagem da obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, dando ênfase à confecção de jogos ...
-
GAMIFICAÇÃO EM ROTEIROS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA
(Santa Teresa, 2023)A "impercepção botânica", entendida como a dificuldade em perceber aspectos específicos e a importância singular das plantas, constituiu o foco de nossa investigação no Instituto Nacional da Mata Atlântica. Nosso objetivo ...
-
Gamificação na aprendizagem do ensino técnico em agropecuária integrado ao ensino médio
(AlegreAlegre, 2022)A gamificação é uma estratégia de engajamento que permite criar ambientes de aprendizagem divertidos e envolventes, buscando inovar o formato convencional de educação. É uma estratégia eficaz e inovadora para potencializar ...
-
Gamificação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): proposta de intervenção pedagógica para o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio
(Cariacica, 2022)RESUMO: Os avanços tecnológicos disponíveis na sociedade, permitem o acesso rápido e fácil de informações técnico-cientificas, favorecendo a melhoria no processo de ensino/aprendizagem. Esses avanços tecnológicos somados ...
-
A gamificação na educação: uma análise da cultura tecnológica como estratégia de ensino
(Colatina, 2023)RESUMO: Os estudos realizados sobre a gamificação resultam em uma abordagem lúdica, criativa e integradora aliada aos conhecimentos implementados pelos educadores, proporcionando uma melhor experiência dos alunos e engajamento ...
-
A gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental II
(Vitória, 2021)RESUMO: Este artigo apresenta a pesquisa sobre a gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O objetivo geral foi Investigarmos no contexto das metodologias ...
-
Gamificação no Ensino de Biologia: uma revisão de literatura
(AlegreAlegre, 2022-11-25)O presente trabalho tem como objetivo tratar acerca da implantação de ferramentas tecnológicas como forma de motivar e facilitar o aprendizado de Biologia, dando ênfase à metodologia ativa denominada gamificação. Diante ...
-
Gamificação no ensino de inteligência artificial aplicada à engenharia de controle e automação
(Santa Teresa, 2021)Este trabalho propõe aplicar gamificação como metodologia ativa no ensino de conteúdos de Inteligência Artificial (IA) em um curso de engenharia de controle e automação. A proposta é validada por meio de revisão bibliográfica ...
-
A gamificação no processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa
(Vitória, 2022)RESUMO: Este artigo descreve a gamificação e mostra como essa ferramenta tecnológica pode promover a aprendizagem. A partir de teóricos discute tal metodologia ativa que, por meio de jogos, trabalha a interação, a ...
-
AS GARÇAS DO JUCU: GUIA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS PENSAREM O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE AULAS DE CAMPO NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE JACARENEMA
(Edifes Acadêmico, Vitória, 2023)Você, caro leitor, poderá desfrutar de informações sobre as prerrogativas do ensino por investigação em ciências como uma importante ferramenta à introdução ou pleno desenvolvimento do fazer ciência com seus alunos. ...
-
Gaseificação e caracterização da biomassa cavaco de eucalipto e bagaço de cana-de-açúcar pela análise imediata e análise do gás de síntese gerado
(Vitória, 2022)RESUMO: Como o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, a produção de insumos de biomassa é muito grande. Grande parte desse material não é descartado. No cenário atual, em que as fontes de energias renováveis ...
-
Gastos e endividamento: conhecimento e aplicação dos conceitos de finanças pessoais dos alunos do curso de bacharelado em administração Ifes-campus Guarapari
(Guarapari, 2021)RESUMO: Este estudo teve como objetivo identificar como os estudantes do curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Espirito Santo, campus Guarapari-ES,gerenciam seus gastos e seus níveis de endividamentoe ...
-
Gaure praktike for dai engwirplanterig
(Edifes AcadêmicoVitória, 2024)In dës broschur stele wij juuch dai wichtigste orientatione (richtlinje) for dai engwirplanterig foir, ain planterig fon groot wirtschaftlig, gastronomisch un medicinisch bedüürung.
-
GEEKY: sistema WEB de gestão de aluguéis de jogos
(Serra, 2022)RESUMO: Com milhões de consoles vendidos no mundo e com mercado em grande crescimento, hoje não é difícil encontrar pessoas com mídias físicas de jogos sem utilização em casa. O preço de jogos quando lançados no nosso país, ...
-
Geociências na escola : uma sequência de atividades investigativas para estudar a cartografia em um recorte costeiro
(Vitória, 2020)RESUMO: Esta pesquisa favoreceu a utilização de ferramentas de geotecnologias de informação geográficas para identificação dos fenômenos ambientais. O estudo da mobilidade da linha de costa na pesquisa buscou analisar os ...
-
Geografia crítica e pedagogia crítica: um diálogo necessário ao ensino emancipatório
(Nova Venécia, 2020)A Geografia Crítica tem de fato dialogado com a Pedagogia Libertadora nas escolas e nas salas de aula? Há séculos se discute sobre o que de fato seria o objeto de estudo da Geografia, que passou por diversas reformulações ...
-
Geografia e música: possíveis caminhos metodológicos
(Nova Venécia, 2021)A presente pesquisa teve por objetivo investigar as possibilidades da utilização da Música como recurso potencializador no ensino de Geografia. Foi desenvolvida no segundo semestre de 2020 e no primeiro semestre de 2021. ...
Redes Sociais